.


Reestruturação no sistema de graduação na Capoeira Santista - Mestre Ribas

      Saudações Santistas.

      As mudanças adotadas e apresentadas aqui reestruturam apenas a relação título/cordão daqueles que possuem graduações representadas pelos cordões amarelo/azul em diante, adequando tal relação a realidade da Capoeira Santista.
      Tomando como base as nomenclaturas utilizadas atualmente, encontrei no dicionário os seguintes conceitos:

      Estagiário:
      Que ou aquele que faz estágio: professor estagiário; Relativo a estágio; Indivíduo que faz estágio ou tirocínio (primeiro ensino ou primeira formação; Exercício ou simulação de certas funções ou atividades, como preparação para o futuro desempenho dessas funções ou atividades. = experiência, prática).

      Formado
      Que recebeu forma; modelado; Feito, constituído; Em ordem, alinhado; Que se graduou em escola superior

      Monitor
      Aquele que dá conselhos, lições, etc; Aluno encarregado de uma secção de alunos de classe inferior à sua; Pessoa encarregada do ensino e da prática de certos desportos: Um monitor de ginástica.

      Professor
      Aquele que ensina uma arte, uma ciência ou uma língua;

      Contramestre
      O imediato ao mestre.

      Mestre
      Indivíduo que exerce um ofício por sua conta, ou que trabalha sem indicações técnicas de outrem; Aquele que dirige uma oficinas; Professor de grande saber e reputação; O que é perito ou versado em qualquer ciência ou arte; Chefe ou iniciador de um movimento cultural

      Nesse contexto, no que diz respeito à escala hierárquica, as terminologias são: "iniciante", "intermediário", "graduado", "aluno formado", "professor", "contramestre" e "mestre". Assim sendo, quem já possui o cordão amarelo-azul, desde já passa a ser considerado aluno formado (que também pode incorporar a terminologia de estagiário ou monitor). Quem possui o cordão verde-amarelo-azul, desde já passa a ser considerado professor. Quem possui o cordão verde-branco deve passar a utilizar o cordão verde-amarelo-azul (professor). Quem possui o título de contramestre, deve utilizar o cordão verde-amarelo-azul-branco.

Está dito.
Mestre Ribas
Santos, 19 de abril de 2010.



Site criado por Nilton Ribas Martins Júnior
Idealizador e fundador do Grupo Capoeira Santista